Seja bem vindo/a. A mesa da poesia está posta. Sirva-se. Deixe, por favor, uma breve mensagem. Poderá fazê-lo para o email: hacpedro@hotmail.com. Bem haja. Please leave a brief message. You can do so by email: hacpedro@hotmail.com. Well done.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Eunice (A paixão segundo Platão)




Sentei-me de costas para o Sol

sob o caramanchão de buganvílias perfumadas

com ideias estudadas

projectando em Eunice

que me olhava de frente

a sombra da minha paixão

 

Assim seus lábios carmim

melhor se abriam para mim

acesos em desejos de beijos

embora o seu olhar de deusa

a sua voz maviosa

o seu rosto cor-de-rosa

irradiassem apenas pureza

 

Líamos o Livro VII da República

retendo-nos no Mito da Caverna

em procura de uma interpretação moderna

original e amorosa

 

Foi assim que encontrei uma leitura diferente

vendo Eunice  reclinada

bela

sentada à minha frente

 

Inspirado pela luz da sua formosura

certamente

que nenhum prisma passional refractava

e que me iluminava

com ternura

enquanto que a sombra

que eu sobre ela projectava

não vinha directa do Sol

tinha origem em mim

 

Era o reflexo da minha paixão

o revérbero do meu amor-próprio

refractado em todas as cores

do espectro do egoísmo

e que se irisava de desejo

ciúme

vaidade

posse e domínio

 

Mas de Eunice eu recebia

a luz pura do Amor

e da Verdade

que trespassava a limpidez do seu coração

por isso Eunice

não entendia bem

Platão

 

Não lhe revelei os meus pensamentos

na altura

para não ter de a fazer corar

e para eu não me envergonhar

de tão ousada inventiva

 

Por isso só agora

que já me não liga a Eunice o desejo

que só raramente a vejo

e já não projecto nela  a minha sombra lasciva

mas a amo de verdade

lhe remeto esta poesia

 

Certo de que a receberá ainda a tempo

de ensinar aos seus alunos de filosofia

que a luz de que Platão falava

na sua genial alegoria

era a luz do Amor

 

Enquanto que a paixão

é a sombra do amor-próprio

a ilusão

irisada

refractada

nos prismas do coração

 

in Mulheres de Amor Inventadas (1.ª edição Nov2013)


7 comentários:

  1. Bom dia, Henrique Pedro!

    Tive a dar uma vista de olhos pelo seu Poemário, e gostei muito do que vi, Especialmente deste seu último poema.
    Pois eu aqui no blogs sou só José
    No facebook sou José Filipe.

    Tenha um bom domingo
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. OLÁ HENRIQUE

    DESEJOS DE UM BOM FIM DE SEMANA!!!

    É...PARA MIM... PAIXÃO É EXPLOSÃO
    ILUSÃO IRISADA!!!
    MAS NÃO SERÁ APENAS SOMBRA...
    ELA EMPURRA E SOBE O AMOR PRÓPRIO!!!

    XAU LÍDIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lídia

      Neste poema, e em todo o meu pensamento, a paixão, enquanto sensualidade não é amor puro. Não passará de uma sombra...
      Obrigado peça presença e comentário.
      Felicidades plenas.
      Abraço

      Eliminar
  3. Eunice... Mulher privilegiada.
    Com carinho desejo-lhe uma boa semana!
    Fátima

    ResponderEliminar
  4. Não sei, não consigo racionalizar o que seja paixão ,como algo diferente do amor, seja o que for: amor, loucura, egoísmo, as paixões, apaixonam-me e amo-as, se forem mulher
    joao

    ResponderEliminar