Seja bem vindo/a. A mesa da poesia está posta. Sirva-se. Deixe, por favor, uma breve mensagem. Poderá fazê-lo para o email: hacpedro@hotmail.com. Bem haja. Please leave a brief message. You can do so by email: hacpedro@hotmail.com. Well done.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Crónicas secretas do Afeganistão VIII A heróica Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão






VIII
A heróica Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RWA)

Com Elif sentada a meu lado
A mim abraçada
Visivelmente enamorada

Num autocarro ronceiro
Superlotado
Mergulhado no silêncio
E no vazio de pensamento
Apenso

Vou disfarçado de mulher
A suar suor
Cio
Adrenalina
Ideias de puro amor
E os demais afectos
Que me aprouver

A inalar temor
E perfume de vagina
Vivo a maior aventura
O desejo mais insano 
Misto de apreensão
Tentação
Ternura
E puro engano

Perplexo entre amor
Dever
E sexo

Neste louco ensejo de ir 
E voltar
De Cabul a Peshawar
São e salvo
Quiçá
Apaixonado
Insaciado

Estrada fora
É triste a nova aurora


Afeganistão, Ponto GPS Júpiter, 08092005
Brian P. Smith

Apostila:

Trata-se de viajar desde Cabul até um pequena localidade não referenciada, já próxima da fronteira do Paquistão, na estrada de Peshawar.
Vou disfarçado com a tradicional burca, que me encobre todo o corpo e também um poderoso arsenal portátil de defesa pessoal, para lá da sofisticadíssima electrónica miniaturizada que me habilita a estabelecer contacto permanente com o Comando em Cabul e a solicitar a intervenção sobre alvos inopinados relevantes dos temíveis caças-bombardeiros que se encontram em alerta permanente, algures em bases que nem eu sei onde se localizam.
A estrada de Cabul a Peshawar atravessa um região extremamente sensível bordejando as mais inóspitas serranias e os esconderijos mais traiçoeiros e inexpugnáveis do inimigo.
Acompanha-me Elif, a já inseparável agente turca, a quem ainda mal vi o rosto, mas que já sei tratar-se de uma jovem docente da Universidade de Cabul, antropóloga, profunda conhecedora das culturas afegãs. Elif é elemento chave na tentativa de estabelecer ligação entre as forças da Coligação e a heróica Associação Revolucionária das Mulheres do Afegão (RWA) que estão de costas voltadas.
Os estreitos contactos que vimos mantendo, a abstenção sexual a que estamos submetidos, o risco permanente e, talvez uma secreta e ainda não revelada afinidade, estabeleceram já, entre nós, fluxos espirituais e sensoriais indescritíveis, muito embora, repito, ainda lhe não conheça o verdadeiro nome, não muito bem o rosto e muito menos o corpo.
Acontece que a semana passada, na localidade a que nos dirigimos uma célula influente da RWA (Associação Revolucionária das Mulheres do Afegão) foi chacinada, continuando desaparecidas as militantes mais influentes. Até onde a nossa missão pode ser revelada, iremos ali contactar, clandestinamente, outras células da RWA, para tentar resgatar a mulheres desaparecidas.
 Supõe-se ainda que nesta acção poderão obter-se informações valiosíssimas sobre os dispositivos da Al Qaeda e dos Taliban.

A heróica Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RWA)

Foi fundada em 1977 sob a liderança de Meena Keshwar Kamal, uma estudante afegã ativista que foi assassinada em fevereiro de 1987 por agentes afegãos da KGB com ligações a fundamentalistas do partido de Gulbuddin Hekmatyar. O grupo, que abraça a causa de ações estratégicas de não violência, era sediado em Kabul, Afeganistão, mas depois mudou para Paquistão.[1]

A organização visa a envolver as mulheres afegãs em ações sociais e políticas, com vistas a conquista de direitos humanos para elas e manter a luta contra o Governo afegão baseando-se para isso na democracia secular e não em princípios fundamentalistas, nos quais as mulheres são arbitrariamente segregadas.

O grupo opôs-se aos governos soviéticos, o subsequente Mujahideen e o Talebã Islamita e o atual estado de República Islâmica (apoiado pelos EUA).

WIKIPÉDIA https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Revolucion%C3%A1ria_das_Mulheres_do_Afeganist%C3%A3o